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Como usar o Keyword Planner do Google
Como usar o Keyword Planner do Google
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Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de uma semana

O Google Keyword Planner, também conhecido como Planejador de Palavras-chave, é uma ferramenta gratuita oferecida no Google Ads, cujo objetivo principal é ajudar a encontrar as palavras-chave mais adequadas para as campanhas, conteúdo, SEO, etc. 

 É  ideal para aquelas pessoas que têm uma loja virtual e que desejam conhecer o impacto dos seus produtos nas pesquisas, dos acessos do seu site e, com base nessas métricas e análises, desenvolver estratégias que permitam otimizar o conteúdo e ter maior visibilidade.

 Com o Keyword Planner, novos lojistas podem saber se o conteúdo que eles oferecem pode interessar um público grande ou pequeno, além de ajudar na tomada de decisões importantes sobre investimentos na Internet, encontrar estratégias rentáveis para seu conteúdo e, inclusive, economizar trabalho, tempo e dinheiro.

 Para aprender mais sobre o Keyword Planner, assista o vídeo a seguir:

 

Caso prefira, veja os passos e dicas abaixo.

Passo 1

 Para começar a usar a plataforma do Google Keyword Planner, você precisa criar uma conta no Google Ads. 

 Este primeiro passo é totalmente gratuito. Mais tarde, você terá que pagar pelas campanhas de anúncios do Google (somente se você quiser investir).

 OBS: Se você não tem uma conta no Google Ads, deve passar por todo o processo de configuração, clicando aqui.

Passo 2

Agora, você tem acesso ao Google Ads, e você está pronto para acessar as ferramentas, está na hora de trabalhar!

  • Clique na chave de Configurações e mude seu perfil para especialista; 

  • No painel do Google Ads, acesse “Ferramentas e Configurações”;

  

  • Vá na primeiro coluna “Planejamento”, e clique em“Planejador de palavras-chave”;

  • Assim que entrar, você terá 3 opções. Vamos entender cada uma delas a seguir:

 

1. DESCUBRA NOVAS PALAVRAS-CHAVE

Essa é a opção que provavelmente o lojista mais vai usar, pois permite pesquisar quais são as palavras-chaves recomendáveis para se investir.

Ela também é a melhor opção para otimizar as estratégias de SEO ou para auxiliar nas campanhas do Ads, uma vez permitindo que você identifique as palavras que permitirão você alcançar uma visualização maior na web, ser o primeiro nas pesquisas do Google ou obter o tráfego de vendas qualificado para sua estratégia na sua loja virtual.

Você consegue saber e obter as palavras ou termos que as pessoas estão procurando no Google com 3 opções, e o melhor de tudo, é que você consegue combiná-las, usá-las juntas, ou, também, usar uma de cada vez:

a) Com uma frase

 Você coloca frases que acha que o seu cliente usa quando realiza uma pesquisa.

b) Com um site

 Nessa opção, você insere um site específico no campo. É a função ideal para lojistas que estão prestes a comprar o seu domínio ou, também, para ver quais são as palavras-chave que o concorrente direto mais usa.

c) Com uma categoria

 Dessa forma, você seleciona o seu nicho de mercado, dentre uma grande variedade de opções, e vê quais palavras são as mais procuradas no segmento.

2. VER VOLUME DE PESQUISA E PREVISÕES

Já essa opção é oferecida pelo Keyword Planner serve para obter tendências do volume de pesquisas e dados. Ela não é responsável pela busca de palavras-chave em si, mas oferece dados correspondentes para registro que você inseriu na ferramenta.

Use essa função quando você tiver definido quais são as palavras-chave que você vai usar na sua campanha, otimização, etc., que assim, te mostrará as médias de pesquisa, concorrência, lances, entre outros.

 

  1. COMBINAR LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE PARA OBTER NOVAS PALAVRAS

E por último, essa função se trata sobre a combinação das listagens de palavras-chave para obter outras novas, fazendo combinações de ambas.

Ela pode fazer combinações de até 3 listas e obter dados automaticamente, como as previsões da campanha ou o volume de buscas no buscador.

Agora que você já sabe como usar o Keyword Planner, veja como planejar e construir suas palavras-chave, clicando aqui.

Basta colocar a mão na massa, e arrasar nas suas estratégias de Marketing!

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