Assista este vídeo para te ajudar a cadastrar sua loja no Google Webmaster:
Caso prefira, leia o artigo a seguir:
O Google Webmaster Tools (Search Console) fornece relatórios detalhados sobre a visibilidade do seu website no Google. Os robôs dos motores de busca informam se o seu website está sendo visitado ao analisar e gravar o conteúdo do seu projeto online.
Se cadastrar no Webmaster e subir um Sitemap (mapa do site) é uma das principais formas de informar ao Google a existência do seu site. Uma dica é: quanto mais ferramentas do Google a sua loja tiver integrada, mais informações, dados e relatórios de como está o desenvolvimento do seu site você terá.
Para utilizar essa ferramenta, deve-se acessar o Google Webmaster Tools e clicar no link Fazer o login como mostra a imagem abaixo, e fazer login com a sua conta do Google. Se você ainda não tiver uma, basta fazer um cadastro.
Assim que você executar o seu login, você vai precisar adicionar a sua loja e verificar a sua prioridade. Você tem a opção de adicionar o seu domínio ou a URL do seu site, conforme a imagem:
Após isso, uma tela será exibida.
Alterne a opção "Cloudflare" para "Qualquer provedor de DNS".
Em seguida, um texto com a opção "Copiar" surgirá; clique em "Copiar".
Após isso, retorne ao Painel da Webstore e navegue até os domínios:
Clique nos três pontos e selecione "Zonas DNS".
Mude o "CNAME" para "TXT" e cole o texto que você copiou no campo "Domínio" e clique em "Adicionar"
Agora, você irá precisar colocar o seu Sitemap no Google Webmaster. Para isso siga os passos a seguir:
Passo 1
Primeiro você precisará pegar a URL do seu Sitemap que foi enviado no Painel de controle da Webstore. Acesse o menu “Marketing” > “Otimização”;
Passo 2
Na área do Sitemap, irá existir uma URL embaixo do nome do arquivo. Copie apenas o código depois do seu domínio, conforme imagem a seguir:
Passo 3
Quando você estiver com tudo feito e copiado, vá no Painel de Controle do Webmaster, direcione os olhos para o menu “Índice”, e clique na opção “Sitemaps”;
Passo 4
No campo ao lado do domínio, cole o código que você copiou no painel da Webstore;
Passo 5
Clique em “Enviar”;
Com isso, o Google tem mais chances de ver que o site “existe”, e tem mais chances de aparecer nas páginas de buscas.