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Otimizando o SEO da loja

Aprenda a usar a tática SEO para a sua loja ser rankeada pelo Google e outros buscadores.

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Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de 8 meses

 

Encontrar o produto da sua loja na primeira página de resultados do Google é um desejo compartilhado por todos os lojistas, mas alcançá-lo não é uma tarefa simples!

Existem diversos fatores que influenciam nesse objetivo, sendo o SEO (Search Engine Optimization) um dos mais cruciais. SEO é a sigla para "Otimização para Mecanismos de Busca", e seu objetivo é potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos dos motores de busca.

As estratégias de SEO têm o potencial de aumentar tanto o tráfego quanto a qualidade dos visitantes. Consideramos um acesso de qualidade quando o cliente realiza a ação desejada, como efetuar uma compra ou preencher um cadastro.

O Google classifica os sites com base na relevância do conteúdo em relação à busca realizada. Portanto, é fundamental dedicar tempo e esforço ao SEO da sua loja para garantir uma presença otimizada nos resultados de busca e, consequentemente, impulsionar suas vendas.

Na Webstore, você pode configurar o SEO de cada produto, categoria e até mesmo da loja como um todo.

Para aprender a otimizar, confira o nosso tutorial abaixo:

Caso prefira, siga os passos abaixo.

Passo 1 - OTIMIZAÇÃO DA LOJA

Acesse o menu “Marketing” > “Otimização”;

 

Vão existir diversas formas de você alavancar o seu negócio, mas as principais serão os campos da área de “Metas”, que correspondem especialmente a configuração do SEO.

Entenda os campos para fazer a otimização:

META DESCRIPTION Não influencia no posicionamento da página. No entanto, é aqui que você escreve uma breve descrição sobre a sua loja, e é o texto que aparece logo abaixo do título quando se busca algo em algum buscador, influenciando diretamente no click do seu potencial cliente. 

META KEYWORDS Você indica todas as palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Quanto mais keywords, mais chances de um potencial cliente tem de encontrar o site nas primeiras páginas, influenciando no seu click. Você vai adicioná-las separando por vírgulas. 

METAS ADICIONAIS (AVANÇADO) Se você tem o conhecimento avançado de SEO, você tem o livre arbítrio para adicionais mais tags para melhorar seu posicionamento nos buscadores. NÃO é obrigatório de se preencher. 

 

Passo 2 - SEO nos Produtos

Acesse o menu “Cadastros” > “Produtos”;

Selecione o produto que queira adicionar uma configuração de SEO;

 

Existem 6 principais campos que o Google leva em consideração na hora de posicionar seu site

 1. Nome do Produto: Você precisa ser bem detalhista sobre o que é o seu produto,  de quem é, suas características principais (como: cor) e para que serve. Evite nomes padrões para seu produto, o que conta é a criatividade, afinal, quanto mais completo, mais fácil é para o seu cliente identificar se o aquele resultado de pesquisa é sobre o produto que ele está procurando;

 2. URL do Produto: Quando você preenche o nome do produto, automaticamente a URL é preenchida de forma agradável com o título do produto. Evite editar as URLs com códigos que não tenham sentido para os seus clientes;

 3. Descrição do Produto: Preencha com o máximo de informações possíveis sobre o seu produto, de modo que não fique nenhuma dúvida para o seu cliente. Aposte em tipos de fontes e cores diferentes para chamar a atenção.

 4. Meta Title: É exatamente o nome do produto, personalize para que seja mais atrativa para o seu potencial cliente, mas sem alterar suas palavras chaves;

 

 5. Meta Description: Essa tag não influencia de nenhuma forma no posicionamento da página, mas é super importante por o texto se encontra embaixo do título do seu produto, chamando e influenciando o click do seu cliente. Use um texto para descrever seu produto de forma objetiva e sucinta, e acrescente um tom comercial;

 6. Meta Keywords: É aqui que você vai listar todas as palavras chaves relacionadas ao o produto. A cada palavra chave nova, você deve clicar no botão “Adicionar” ao lado do campo; 

E pronto, você acaba de configurar os campos de SEO! 

Ajustes feito no SEO podem levar dias ou até meses para surtir efeito nos buscadores, então não se preocupe se os ajustes que fizer não surgirem de imediato em suas buscas.  ;)

 

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