A PLP (pré-lista de postagem) é um controle dos Correios composto por um formulário mais uma etiqueta de postagem.
Esse controle indica que o vendedor realizou a postagem da mercadoria numa agência dos Correios e que essa recebeu o pacote.
Obrigatoriamente, você terá que imprimir, recortar e colar a etiqueta na embalagem do seu produto. A outra parte, que é o formulário PLP, deve ser entregue ao atendente dos Correios, que entregará sua via como comprovante da postagem.
Para gerar PLPs pelo sistema é necessário ter o SigepWeb configurado.
Caso ainda não tenha configurado, confira nosso manual configurando o contrato com os Correios (SigepWeb).
Para fechar e imprimir uma PLP, primeiro é necessário ter gerado e inserido as etiquetas dos pedidos em um PLP.
Para aprender, veja o vídeo a seguir:
Caso prefira, siga os passos abaixo.
Passo 1 - Gerando etiquetas dos pedidos
Acesse o menu “Vendas”;
Selecione os pedidos que deseja gerar uma etiqueta, conforme a imagem:
Clique no ícone de um envelope localizado logo abaixo da listagem dos pedidos, conforme a imagem:
Selecione a PLP que deseja inserir as etiquetas (você pode ter até 3 PLPs abertas ao mesmo tempo caso precise fazer envios em momentos diferentes);
Caso não exista uma PLP em aberto selecione para criar uma nova;
Imprima as etiquetas e cole em suas embalagens dos pedidos;
Passo 2 - Fechando e imprimindo a PLP
Acesse o menu "Vendas";
Clique no ícone do logotipo dos Correios localizado logo abaixo da listagem de pedidos, conforme a imagem:
Localize e clique na PLP que deseja fechar;
Clique em “Fechar PLP para impressão;
Imprima a PLP na tela que foi aberta;
E pronto! Com a PLP em mãos e as etiquetas coladas nas embalagens você estará pronto para enviar os pedidos para os Correios!