Para começar a criar anúncios no Facebook, precisa aprender a criar um catálogo de produtos e enviá-lo ao Gerenciador de Negócios, e depois criar seus anúncios.
Vamos ao passo a passo:
CRIANDO UM CATÁLOGO DE PRODUTOS
Passo 1
Você precisa criar o feed de dados no Google, ou seja, o link do arquivo XML com a sua lista de produtos.
No seu painel de controle da Webstore, acesse o menu “Aplicativos”;
Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;
Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;
Passo 2
Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto.
É necessário que você configure os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;
Categorização por categorias: escolha os departamentos da sua loja
Categorização por produto : usar o nome ou o código SKU do produto
Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;
Passo 3
Volte para a página inicial do “Google Shopping” e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.
Dessa forma, será gerado a URL do Feed XML;
OBS: O tempo para atualizar dependendo da quantidade de produtos, varia e pode levar umas 12 horas ou um pouco a mais às vezes. Caso não clique para atualizar o sistema fará de forma automática, de 7 em 7 dias.
IMPORTANDO O CATÁLOGO NO FACEBOOK
Para seguir este passo a passo é necessário que você tenha criado uma página de sua loja no Facebook, caso não tenha, clique no botão abaixo e crie a sua página.
Agora que você já tem os produtos em mãos e uma página no Facebook, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, que já vai estar logado na sua conta.
Passo 1
Pode ser que o layout da sua tela esteja diferente das imagens abaixo, o importante é você conseguir encontrar a opção “Gerenciador de Catálogos”.
1ª opção de layout da tela:
Clique no menu no canto esquerdo "Mais Ferramentas";
Depois, clique em "Gerenciador de Eventos";
No menu do lado esquerdo, acesse o ícone de menu burguer, e clique na opção “Gerenciador de Catálogos”;
2ª opção do layout da tela:
Acesse o menu “Mais ferramentas” > “Configuração de Página”;
No canto superior esquerdo da tela clique em “Páginas” e rolando a barra encontre a opção “Gerenciador de Catálogos” e clique nela;.
Passo 2
Clique em "Começar";
Escolha a opção "Criar um catálogo" e clique em "Começar" mais abaixo;
Passo 3
Selecione o tipo de catálogo como "Comércio eletrônico", e clique em "Avançar";
Passo 4
Neste momento você irá definir as configurações;
Escolha a opção "Carregar informações dos produtos";
Defina o proprietário (caso você tenha mais de uma conta empresarial criada no Facebook;
Defina o nome do catálogo para identificação;
Clique em "Criar";
Passo 5
Clique em "Ver catálogo";
Passo 6
No canto superior direito, clique em "Adicionar itens";
Passo 7
Selecione a opção "Usar o carregamento em massa", e depois clique em "Avançar";
Passo 8
Selecione a opção "Feed programado", e depois em "Avançar";
Passo 9
Copie a URL lá no Aplicativo do Google Merchant do painel da loja, e cole no campo disponível;
Depois clique em "Avançar";
Passo 10
Selecione o período que esse feed será atualizado, e um horário de acordo com o fuso da sua cidade;
Depois, clique em "Avançar";
Passo 11
Defina um nome para essa fonte de dados para serem encontradas depois, caso necessário;
Defina o Real como sua moeda;
Clique em "Enviar";
Passo 12
Aguarde o carregamento dos seus produtos;
Pronto!
Agora você tem seus produtos importados na sua loja no Facebook!
Observação
Para retirar um produto do catálogo do Facebook você pode excluir pelo próprio Facebook ou através do painel do Google Merchant. Esse processo não exclui o produto de sua loja.