Os status dos pedidos são bem importante pois, é através deles, que você terá um controle preciso da situação dos pedidos e atualizará o seu cliente sobre todos os processos.
Entenda todos os status de pedidos abaixo.
Aguardando pagamento: Neste status o seu cliente realizou o pedido em sua loja e o sistema aguarda a compensação do pagamento.
Pagamento confirmado: Neste status o pagamento já foi confirmado.
Em andamento: Com o pedido pago, você precisa manualmente alterar o status do seu pedido para informar o sistema e seu cliente que o pedido está em andamento. Existem algumas opções dentro desse status para você organizar seu processo:
- Em separação: O pedido está em fase de separação para ser embalado.
- Em produção: O produto comprado no pedido está sendo produzido.
- Em faturamento : A nota fiscal do pedido está sendo gerada.
- Pronto para ser enviado: O pedido está pronto para ser coletado pela transportadora.
Entregue a transportadora: O pedido já foi totalmente processado e está sendo encaminhado ao destinatário, seja por transportadora, por Correios, por envio próprio, motoboy, etc.
Entregue: Neste status informa que o pedido já chegou ao seu cliente.
Cancelados: Neste status informa que o seu pedido foi cancelado. Os sub-status abaixo informam os possíveis motivos do cancelamento:
- Pagamento não realizado: O pagamento do pedido não foi efetuado.
- Devolvido: O pedido foi devolvido ao lojista.
- Em disputa: O pagamento do pedido foi cancelado dentro da forma de pagamento. Neste momento, a forma de pagamento entra em disputa para o lojista prove que entregou o pedido, e o cliente prove que não recebeu.
- Fraude: A compra foi realizada por alguém usando dados falsos ou de outra pessoa, sendo assim, uma compra fraude.
Processo de alteração de status de pedido
Acesse o menu “Pedidos”.
Após encontrar o pedido que precisa, siga os passos abaixo para definir o status do mesmo: