Este guia contêm passos importantes caso você tenha que prestar algum tipo de suporte ao seu cliente. Então, precisa de familiarizar.
GUIA 1 - COMO SE CADASTRAR NA LOJA
Dentro da loja virtual, você terá duas formas de se cadastrar:
1) clicando no botão de “Cadastra-se”;
2) antes de finalizar a compra, realizar o seu cadastro antes de escolher a forma de pagamento;
Dentro desse cadastro, você irá informar os seus dados pessoais (nome completo, CPF, RG, sexo, data de nascimento, telefones para contato) e seus dados residenciais ou onde o produto deve ser entregue (nome do destinatário, endereço, referência).
Caso você deseja ser um cliente B2B, pode existir um menu na loja virtual que irá te direcionar para o cadastro, ou você deve ser até o rodapé do site, procurar pela coluna “Instituicional”, e clicar no campo “Compre no atacado”
GUIA 2 - COMO FAZER UM PEDIDO NA LOJA
De forma simples, você irá buscar dentro da loja virtual os produtos que mais vão agradar a sua necessidade. Você poderá ter opções de adicionar o produto dentro do seu carrinho sem sair da página do seu produto, ou ainda, ter a opção de continuar comprando ou ir direto ao carrinho.
Dentro do seu carrinho, você irá fazer o cálculo de frete, informando o CEP de onde o produto deverá ser entregue.
Informado o CEP, você deverá escolher a forma de envio que mais lhe agrada em questão de preço e de comodidade. OBS: Cada loja virtual terá a sua forma de envio própria, por isso, não se apegue ao exemplo listado nesse arquivo.
Assim que escolher a sua forma de envio, clique em “Finalizar compra”, mais abaixo.
Informe o seu e-mail para realizar o pagamento;
Se você já tem um cadastro dentro da loja, basta informar os seus dados de acesso (e-mail e senha) e clicar em “Prosseguir”.
Pode acontecer de você acabar esquecendo a sua senha. Dessa forma, você deve clicar no botão “Esqueci a senha”, e uma mensagem no seu e-mail de cadastro chegará com seus dados.
Se você ainda não tem um cadastro, basta preencher todo o formulário que aparecerá para você, conforme o tópico anterior desse guia.
Logo em seguida, você escolherá a forma de pagamento. Lembrando que cada loja virtual possui as suas formas de pagamento, não se apegue ao exemplo. Depois de escolher, clique em “Finalizar Compra”;
GUIA 3 - COMO GERAR A SEGUNDA VIA DO BOLETO
Se você realizou um pedido, porém fechou a guia e não conseguiu pegar o boleto para impressão ou os dados para pagamento, existe a possibilidade de você gerar uma segunda via.
Você entrará na sua conta dentro da loja virtual, e irá acessar o campo “Meus pedidos”.
Neste momento, o sistema lhe mostrará a Área do Cliente. Você terá acesso aos seus dados de acesso, aos seus pedidos, e terá a mostra o seu último pedido feito na loja.
Para tirar a segunda vinha, basta acessar o campo “2º via do boleto”.
GUIA 4 - A ÁREA DO CLIENTE
Para acessar o seu perfil dentro da loja virtual, basta entrar em “Minha conta” ou em “Meus pedidos”;
A primeira seção é o “Último pedido”. Nele você saberá o número do seu pedido e o dia a qual foi feito. E claro, a 2º via de boleto, caso você tenha escolhido essa forma de pagamento.
A segunda seção é a de “Meus pedidos”. Nela, você encontrará todos os pedidos, os pedidos pentendes e os pedidos já entregues.
Se entrar em Todos os Pedidos, você terá todos os detalhes dele, como status, data, valor, quais foram os produtos, valor total, e, ao mesmo tempo, um acompanhamento do seu pedido na loja.
Se entrar em Pedidos Pendentes, você encontrará os pedidos que estão aguardando pagamento.
Já em Pedidos Concluídos, serão todos os pedidos que foram entregues a você.
Na Seção “Meus dados”, você tem a possibilidade de alterar os seus dados de cadastro, como o e-mail, seus dados pessoais, senha e endereço de entrega.
GUIA 5 - COMO ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O LOJISTA PELO FALE CONOSCO
O lojista pode ter duas formas de conversa com o seu cliente, podendo ser chat ou o serviço de Fale Conosco.
Dentro da loja, o Fale Conosco pode estar localizado no menu ou no rodapé.
Dentro desse campo, você terá acesso à todos os dados da empresa, como informações de contato (horário de funcionamento, telefones, whatsapp, e-mail), o endereço físico da loja, os dados da empresa (Razão Social e CNPJ), e as redes sociais.
Você também verá um campo para entrar em contato com a loja, onde você vai colocar seu nome, e-mail, telefone para contato, e a mensagem que deseja enviar.
E pronto, agora você pode dar um suporte ao seu cliente!