Em sua loja virtual é extremamente importante deixar de forma bem clara quais são as regras e políticas de compra, entrega, devolução e também explicar para o cliente mais detalhes da loja..
Essas informações garantem que o cliente que está comprando tem acesso e está ciente da forma que a loja trabalha, isso evita possíveis problemas de reclamação e também reduz as dúvidas no suporte, uma vez que ao invés de perguntar para sua equipe o cliente poderá localizar as informações em sua loja de forma fácil.
Abaixo, veja as principais páginas e textos que a sua loja virtual precisa ter, juntamente de alguns exemplos:
QUEM SOMOS
Ter uma descrição sobre a sua marca, sua história e o que ela fez ao longo da trajetória, é uma ótima ideia para se apresentar ao consumidor e passar a ganhar a confiança dele, processo essencial na hora da compra.
Seu texto deve ser direto e objetivo, evitando informações que não vão ser necessárias ao clientes, textos muito longos devem ser evitados, pois, podem acabar cansando o visitante que procura algo rápido.
Se sua empresa estiver muito tempo no mercado, uma alternativa é criar uma linha do tempo que resume os principais fatos e mostrando a evolução da marca no decorrer da sua trajetória.
Você consegue ver dois exemplos de um texto “Quem Somos” logo abaixo:
TEXTO PARA LOJA DE COSMÉTICOS:
“Em janeiro de 2015, as irmãs Paula e Júlia decidiram produzir cosméticos naturais para incrementar a renda da família. As primeiras criações foram bem recebidas pelos frequentadores de feiras de rua de Recife e motivaram as irmãs a irem mais longe.
Em seis meses, criaram a marca Maria do Brasil e começaram a fazer vendas online. Nos primeiros meses, o envio abrangia somente o nordeste, mas logo perceberam que precisavam criar uma boa logística para enviar para as outras regiões do país.
Atualmente, a Maria do Brasil atende todos os estados brasileiros e já enviou produtos para mais de 64 cidades. Seus principais diferenciais são a qualidade dos insumos, comprados direto de produtores locais, e a consciência ambiental em todas as etapas de produção.”
TEXTO PARA LOJA DE ROUPAS
“O gosto pela moda fez com que Ana Rita se interessasse desde pequena pelas tendências da passarela, mas o seu excesso de peso sempre a impediu de vestir roupas bonitas e confortáveis. Por essa razão, Ana Rita decidiu estudar costura e criar a sua própria marca, focada em vestir pessoas acima do peso com conforto e elegância.
Em 2014, Ana Rita lançou a marca Corte e Costura, que trabalha com confecção de roupas femininas do tamanho 46 ao 54. Em 2016, o negócio migrou para o mercado online e, desde então, envia as mercadorias para todos os estados do Brasil.
Para garantir que as consumidoras comprem roupas do tamanho correto, e possam usufruir do conforto e da elegância propostos, Ana Rita produz fotografias de todos os ângulos das peças. A empreendedora também usa vídeos complementares e divulga as medidas detalhadas de cada item.”
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A página de Política de Privacidade é extremamente importante para que sua loja seja protegida legalmente.
Atualmente, a maior parte de sites coletam algum tipo de dado do usuário, e é importante que o consumidor tenha conhecimento sobre que seus dados serão usados pela empresa.
O ideal é que esse texto seja regido com a ajuda de um advogado. Mas, logo abaixo, você encontra um exemplo:
“SEÇÃO 1 - O QUE FAREMOS COM ESTA INFORMAÇÃO?
Quando você realiza alguma transação com nossa loja, como parte do processo de compra e venda, coletamos as informações pessoais que você nos dá tais como: nome, e-mail e endereço.
Quando você acessa nosso site, também recebemos automaticamente o protocolo de internet do seu computador, endereço de IP, a fim de obter informações que nos ajudam a aprender sobre seu navegador e sistema operacional.
Email Marketing será realizado apenas caso você permita. Nestes emails você poderá receber notícia sobre nossa loja, novos produtos e outras atualizações.
SEÇÃO 2 - CONSENTIMENTO
Como vocês obtêm meu consentimento?
Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma transação, verificar seu cartão de crédito, fazer um pedido, providenciar uma entrega ou retornar uma compra. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa.
Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não.
E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder?
Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco em [email protected] ou nos enviando uma correspondência em: SEU E-COMMERCE SEU ENDEREÇO AQUI
SEÇÃO 3 - DIVULGAÇÃO
Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.
SEÇÃO 4 - SERVIÇOS DE TERCEIROS
No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem.
Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras.
Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores.
Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados.
Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota.
Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site.
Links
Quando você clica em links na nossa loja, eles podem lhe direcionar para fora do nosso site. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.
SEÇÃO 5 - SEGURANÇA
Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.
Se você nos fornecer as suas informações de cartão de crédito, essa informação é criptografada usando tecnologia "secure socket layer" (SSL) e armazenada com uma criptografia AES-256. Embora nenhum método de transmissão pela Internet ou armazenamento eletrônico é 100% seguro, nós seguimos todos os requisitos da PCI-DSS e implementamos padrões adicionais geralmente aceitos pela indústria.
SEÇÃO 6 - ALTERAÇÕES PARA ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas.
Se nossa loja for adquirida ou fundida com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos para você.”
POLÍTICA DE TROCA
Essa pagina também serve como uma proteção legal para o seu negócio, sendo que o consumidor pode desistir ou cancelar uma compra feita, um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor. Se você não tem essa página ou não divulga, fica impossível saber como empresa e cliente devem proceder no caso de uma troca ou devolução de um produto, podendo levar a problemas judiciais.
É importante criar um texto completo para que o cliente entenda em que condições o produto poderá ser trocado ou devolvido e qual é o procedimento para isso.
Veja um exemplo de um texto de Política de Troca e Devolução abaixo:
“POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
A SEU E-COMMERCE utiliza tecnologia de ponta para a fabricação de seus produtos, primando pela qualidade e satisfação de seus clientes. Pelo respeito e para que seja mantida a credibilidade conquistada junto aos seus consumidores, a empresa criou uma política de troca e devolução de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, e preocupada para que você (cliente) obtenha uma negociação eficaz, ágil e principalmente satisfatória.
Caso opte pelo contato via correio eletrônico ou telefônico, será encaminhado a você o formulário para preenchimento e envio junto à(s) peça(s). O produto devolvido sem esse formulário e/ou sem a comunicação ao SAC será reenviado sem consulta prévia.
Ao efetuar o processo de devolução/troca o cliente deverá no verso da nota fiscal a ser devolvida/trocada, informar o motivo da devolução/troca, o nome de quem está devolvendo, CPF e a data da devolução.
*ATENÇÃO: Para efetuar o processo de troca é necessário estar logado. Devolução por Arrependimento/Desistência Se ao receber o produto, você resolver devolvê-lo por arrependimento, deverá fazê-lo em até sete dias corridos, a contar da data de recebimento.
Observando as seguintes condições: O produto não poderá ter indícios de uso.
O produto deverá ser encaminhado preferencialmente na embalagem original, acompanhado de nota fiscal, etiquetas, tags (etiqueta com código de referência do produto) devidamente fixada no produto e todos os seus acessórios.
Ao efetuar o processo de devolução o cliente deverá no verso da nota fiscal a ser devolvida, informar o motivo da recusa/devolução, o nome de quem está devolvendo, CPF e a data da devolução.”
ENTREGA
Comprar na internet ainda pode ser um grande desafio para alguns usuários pelo medo de seus produtos não chegarem no tempo proposto.
Para passar mais tranquilidade para seus clientes, é interessante ter essa página para detalhar todo o processo de entrega e esclarecer dúvidas comuns, por exemplo: como alterar o endereço de entrega, quais os tipos de entrega que a loja possui, etc.
Veja um exemplo para você copiar a seguir:
“Envio e entrega de pedidos:
Região de Entrega
Enviamos para todo o Brasil
Sobre o envio
Normalmente, as compras feitas com cartões de crédito são autorizadas em até 24 horas e as realizadas com boletos têm aprovação concretizada em até 72 horas. Somente após a confirmação do pagamento de sua compra que o processo de envio será iniciado.
Logo depois de fazer o pedido, você receberá um e-mail de confirmação de pagamento. Assim que o pedido for despachado, você receberá uma notificação com o número do registro para poder rastrear a sua mercadoria no site dos Correios.
Prazo de entrega
Nossas entregas são feitas pelos Correios (Sedex, PAC ou Impresso registrado).
O prazo será determinado na emissão do pedido, sendo:
Sedex: O prazo de entrega é de 3 a 5 dias úteis, garantido após a postagem.
Pac: É o serviço de encomendas padrão dos Correios. O prazo estipulado é de 8 a 10 dias úteis para entrega após a postagem, porém esse é um prazo estimado, ou seja, não garantido pelos Correios. O prazo máximo desse serviço é 20 dias úteis.
Impresso registrado: Serviço para o envio de objetos classificados como impressos, tais como livros, até 2 kg. O prazo desse serviço é de 5 a 20 dias úteis na maior parte das localidades, podendo chegar a 40 dias úteis em lugares mais remotos. O prazo estimado será informado ao longo do processo de compra. Para fins de contagem do prazo de entrega, sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis.
OBS: Caso ocorra qualquer tipo de atraso, por favor, entre em contato conosco em no máximo 20 dias após a data da postagem para acionarmos os Correios. Após 30 dias da data da postagem não é possível registrar a reclamação. “
PAGAMENTO
Ter vários meios de pagamento facilita a vida do cliente e ajuda você a conquistar novos públicos. Afinal, se você só recebe por meio de boleto ou transferência bancária, está perdendo todo um grupo de pessoas que gostaria de comprar com você, mas prefere parcelar as compras no cartão de crédito, por exemplo.
Incluir na sua loja virtual uma página detalhando quais são as formas de pagamento e outros detalhes que possam ser úteis para o consumidor, como taxas de juro e de cartões de crédito, ajuda a deixar o consumidor mais seguro na hora da compra.
Veja um exemplo simples de fazer este texto abaixo:
“Trabalhamos com as seguintes formas de pagamento:
Cartão de Crédito: Visa, Master, Elo e Amex; parcelamento em até 6x sem juros, parcela mínima de R$ 50,00;
Cartão de Débito: Visa e Master;
Boleto Bancário.”
E pronto, agora você sabe quais são as principais páginas que a sua loja virtual deve ter para auxiliar o consumidor!