Com toda certeza você já deve ter reparado que os primeiros resultados exibidos em uma pequena pesquisa no Google, possuem uma pequena tarja retangular na frente da URL do site, onde está escrito “Anúncio”.
Essa foi a aposta certa do Google para ampliar ainda mais no mundo e, ao mesmo tempo, desenvolver uma forma de criar campanhas de publicidade na internet com a sua ferramenta: o Google Ads.
O Google Ads já opera no mercado a mais de 18 anos, e desde então, muitas empresas conseguiram obter bons resultados comerciais utilizando a ferramenta de anúncios.
De acordo com um relatório de impacto econômico, esse sistema de anúncios gerou 335 bilhões de dólares para os anunciantes em 2018. Esse número demonstra a magnitude dessa ferramenta.
Hoje em dias, anunciar no Google vem sendo um ponto principal dentro das estratégias das empresas que pretendem gerar mais resultados e receita.
Neste artigo, você irá aprender a criar sua primeira campanha dentro do Google Ads.
Antes de começarmos é importante lembrar que a Webstore não faz campanhas para as lojas e também não se responsabiliza por eventuais questões que possam ocorrer durante a criação da campanha. Esse artigo é apenas um auxílio para demonstrar que até mesmo pessoas sem conhecimento avançado em Ads podem criar uma campanha, porém é extremamente indicado que você pesquise mais sobre o assunto para divulgar da melhor forma sua loja.
Siga os passos abaixo para começar:
Passo 1
O primeiro passo é fazer o registro de uma conta no Ads. Para isso, basta acessa a página inicial, clicando aqui.
Nesse momento, será exigido uma conta de e-mail do Google, caso você não tenha, será necessário criá-la para seguir.
Passo Para Contas Que Acabaram de se Cadastrar
Se você é uma conta nova no Google, logo de cara, você vai começar a criar a campanha.
A primeira coisa que você vai definir é a sua meta de publicidade. Com ela definida, só clicar em “Próximo”;
Insira o nome da sua empresa e clique em “Próxima”;
Informe seu site e clique em “Próxima”;
Visualize a exibição do anúncio e clique em “Próxima”;
Agora, é a hora de criar seu anúncio no Google. Vai ser necessário criar títulos e descrições. Vai depender do que você definiu na sua meta;
Escolha temas de palavras-chave para alcançar o público em potencial. Os temas de palavras-chave ajudam a fazer a correspondência entre os anúncios e as pesquisas no Google. Depois de definir, clique em “Próxima”;
Defina onde os seus clientes mais se encontram, filtre por cidades e estados. Depois, clique em “Próxima”;
Definir um orçamento seguindo as suas estratégias de marketing e escolher a melhor opção para sua campanha. O Google te dá algumas opções, mas é possível você colocar o seu valor clicando no botão “Inserir seu próprio orçamento”
Revise toda a campanha que você acabou de planejar dando um nome à ela, e por fim, clicando no botão “Próxima” no final da página.
Nesta tela você vai informar os seus dados podendo ser física ou jurídica. Para escolher quais os dados informar escolha a opção no campo “Informações do cliente”;
Agora você vai informar qual a forma de pagamento da campanha;
Observação
Caso esta primeira campanha seja apenas de teste e você não gostaria de investir nenhum valor neste momento opte pela opção boleto, sua campanha será ativa apenas se efetuar o pagamento. Caso não efetue, isso não vai interferir na criação de sua conta no Google ADS.
Para escolher a opção boleto, clique em “Pagamentos manuais”;
Clique na seta para baixo e escolha a opção;
Clique em “Enviar”;
E “Concluir”;
Pronto!
Agora prossiga com os próximos passos.
Passos para Contas que já Fizeram sua Primeira Campanha
Assista o vídeo a seguir para acompanhar:
Caso prefira, siga o passo a passo abaixo:
1. No seu painel do Google Ads, clique na frase “Todas as campanhas” na parte superior esquerda;
2. Clique no ícone de + , e clique na opção “Nova Campanha”;
3. Comece selecionando uma meta para a sua campanha. Caso nenhuma se encaixe, você pode criar uma campanha sem uma meta;
4. De acordo com a sua meta, você vai definir um tipo de campanha, o formato que ela será;
5. Depois, selecione como você pretende alcançar a sua meta. Você pode selecionar mais de uma opção;
6. Clique no botão “Continuar”;
7. Neste momento, você estará realizando as configurações da sua companha. O primeiro campo que vai aparecer é o tipo da sua campanha e sua meta;
Em seguida, você irá definir um nome para a sua campanha para você se organizar;
Depois, irá te mostrar quais foram os formatos (redes) da campanha que você tinha selecionado anteriormente, conforme no exemplo abaixo:
Clicando no campo “Mostrar mais configurações”, logo abaixo das Redes, você terá 3 configurações extras: o período desta campanha, a opção de criar uma URL para essa campanha e a configuração dos anúncios dinâmicos. Não são opções obrigatórias no momento;
8. A segunda configuração será sobre o seu público. O primeiro campo, é sobre os locais que seu público está presente;
Em seguida, defina os idiomas que o seu público fala e entende. Se você for uma loja de porte internacional, este campo pode ser útil para alcançar pessoas do mundo todo;
Por fim, você vai segmentar o seu público-alvo, podendo ter a opção de pesquisar por eles, ou ir de acordo com as sugestões que o Google te oferece;
9. A terceira configuração é a de Orçamento e Lances. Você irá dizer quanto e como você quer gastar nessa campanha. No campo de Orçamento, você irá digitar o valor médio que você quer gastar por dia nessa campanha;
No campo de Lances, o Google irá dizer qual é a métrica que você estará usando. E um pouco mais a baixo, você terá a opção de definir um CPA (custo por ação);
10. E por último, você consegue adicionar extensões de anúncios, como mais links, número de telefone, informações comerciais, entre outros;
11. Revise, e clique no botão “Salvar e continuar”;
12. Agora, você começará a criar Grupos de Anúncios. Um grupo de anúncios contém um ou mais anúncios e um conjunto de palavras-chave relacionadas. Para melhores resultados, tenta concentrar todos os anúncios e palavras de um grupo em um único produto ou serviço;
O ideal é fazer uma lista de palavras-chaves e dar prioridade para aquelas que dialogam perfeitamente com seu negócio, assim, a precisão do anúncio fica ainda melhor. Para saber mais, acesse o manual Planejando e Escolhendo Palavras-chave.
É possível criar uma lista de palavras-chaves negativas, que são termos que não são relevantes para a empresa, mas que podem acionar o anúncio. Ao selecionar as palavras negativas, o sistema não irá veicular o anúncio em pesquisas relacionadas com esses termos, o que otimiza o investimento.
As palavras-chave respeitam alguns critérios de correspondência:
a) Correspondência ampla:
Engloba a palavra-chave e algumas variações, como plural, erros de digitação e erros gramaticais.
EX: “roupa feminina” = “comprar vestido para mulher”
b) Correspondência ampla modificada:
A palavra é ativada quando o termo pesquisado contém as palavras marcadas com um sinal de adição.
EX: “+carro +seminovo” = apareça em buscas “onde comprar carro seminovo”, “carros seminovos em são paulo”
c) Correspondência de frase:
A palavra será ativada quando corresponder a frase, em variações aproximadas, podendo incluir palavras antes e depois do termo.
EX: “tênis esportivo” = “tênis esportivo onde comprar”, “comprar tênis esportivo”
d) Correspondência exata:
Praticamente, ela não possui variação. Se a palavra-chave for “loja de roupas”, os resultados só irão aparecer se a pesquisa contiver essas palavras e mais nenhuma.
Você pode usar o Keyword Planner, uma ferramenta que te auxilia na organização das suas palavras-chave. Para saber como usar, clique aqui.
13) Depois de definir suas palavras-chave, clique em “Salvar e continuar”;
14. Agora, você irá criar no mínimo 3 anúncios que estarão relacionados ao tema das suas palavras-chave em cada grupo de anúncio que você definiu.
Quando você finalizar de criar um anúncio, basta clicar no botão “Salvar e criar novo anúncio”;
15. Quando finalizar de criar os anúncios, clique em “Salvar e continuar”;
16. Por último, o Google pedirá a sua confirmação, mostrará um resumo geral da sua campanha. Para finalizar, basta clicar em “Continuar na campanha”.
E pronto! Você acaba de criar uma campanha no Google Ads!