Ao visitar uma loja virtual, o estímulo principal que o cliente tem são as imagens dos seus produtos. São elas que vão encantar, gerar contato, vendas, parceiros, entre outras oportunidades. Portanto, capriche! Uma foto bonita e que mostre todos os detalhes, atrai compradores. Já fotos ruins prejudicam a imagem da sua loja como um todo, espantando os clientes para sempre!
Ao escolher as fotos que vão aparecer nos seu site, apenas otimizá-las para os buscadores, não é o suficiente, é importante considerar fatores estéticos e de olhar técnico para atrair o olhar de quem vai comprar de você.
Equipamentos modernos e imagens de alta resolução e qualidade são ótimas opções, porém, podem ser substituídos por criatividade e algumas técnicas fotográficas que você pode ter dentro de casa!
Confira!
DICA 1) NA HORA DE FOTOGRAFAR
Você não precisa ter uma câmera super cara e com várias lentes diferentes para tirar boas fotos. Apenas com seu celular, você já consegue ter uma ótima qualidade, como o Iphone ou um Samsung, por exemplo.
Depois de tirar as fotos, você consegue ajustar as configurações da imagem com aplicativos gratuitos como o Lightroom ou Photoshop Express, VSCO Cam, Picsart entre outros!
DICA 2) FOTO NÍTIDA
Você precisa conferir se a imagem ficou desfocada ou tremida, até porque um cliente nunca irá comprar um produto que mal conseguiu enxergar.
Evite chegar por perto do seu produto com a câmera e procure ao máximo não tremer as mãos. Um tripé ajuda a fotografar seu produto também!
Se seu produto é pequeno, você pode usar a função “Macro” na sua câmera, que vai dar amplitude ao redor do centro da imagem.
DICA 3) ENQUADRAMENTO
O sistema Webstore já prepara uma miniatura da sua foto para aparecer na listagem de produtos, por isso, é importante que seu produto esteja enquadrado corretamente para o cliente ter uma visualização mais nítida.
É interessante centralizar seu produto e deixar uma pequena margem em todos os cantos da foto, assim ele não será cortado na miniatura. Porém, evita deixar essa margem muito grande, pois se não seu produto ficará pequeno na miniatura.
DICA 4) ILUMINAÇÃO
Uma boa luz facilita a fotografia, e é recomendado sempre tirar fotos durante o dia, assim sua aparência fica mais natural e suas cores mais próximas do real.
Dependendo do seu produto, evite ao máximo utilizar o flash da sua câmera, pois podem acabar criando focos de luz que não deveriam existir. Procure montar um mini estúdio improvisado com luminárias e uma cartolina branca presa numa mesa, por exemplo. Além do seu orçamento ser baixo, a criatividade e improvisação na hora de fotografar dar ótimos resultados!
DICA 5) O FUNDO DA FOTO
Você consegue optar por deixar um fundo neutro, como uma cartolina branca, um EVA de cor clara e/ou contrastante, ou um fundo de madeira. Não utilize tecido, pois as marcas de dobra podem aparecer.
Você pode e deve explorar os melhores ângulos para fotografar seu produto, utilizando do fundo e da iluminação ideal.
Também é interessante pegar o seu produto e contextualizar o seu uso, mostrar onde ele pode ser usado. Por exemplo:
se seu produto é um Faqueiro, você pode mostrá-lo num balcão de cozinha, ou próximo à comida;
se seu produto é um biquíni, coloque-o num fundo de madeira com acessórios de praia ou piscina, ou até mesmo numa areia!
DICA 6) TRATAMENTO DAS IMAGENS
Essa é parte que deve ser menos trabalhada e focada no meu natural possível, a sua atenção deve ser no corte da imagem (mantendo um padrão de tamanho, de 1000px X 1000px, por exemplo) e na correção das cores.
Caso você não tenha conhecimento de Photoshop ou outro programa de tratamento de imagens, ou não conseguir editar pelo celular, esse tipo de serviço pode ser terceirizado ou você pode fazer algum curso de edição de imagem online e aprender sozinho.
DICA 7) USE MAIS FOTOS DO PRODUTO
Se você tirou várias fotos e acha que podem fazer sucesso dentro do seu e-commerce, use e abuse! De acordo com o seu plano, você pode adicionar várias fotos com mais detalhes do seu produto e com diferentes ângulos, detalhes, acabamentos e texturas.
Quanto melhor o cliente entender o que você está vendendo melhor para as suas vendas.
Caso você tenha outras dúvidas sobre as imagens dentro do painel da Webstore, acesse o manual Boas Práticas para Fotos de Produtos.
E pronto, agora você sabe das artimanhas de um fotógrafo, hora de colocar a mão na massa!