Todas as coleções
Marketing
Google
Configurando eventos no Google Tag Manager
Configurando eventos no Google Tag Manager

Crie eventos em elementos de sua loja, com isso você poderá rastrear os clicks dos usuários que acessam a sua loja

Thiago da Webstore avatar
Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de uma semana

O Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, ao ser configurada em seu site permite a instalação de diversos serviços sem precisar mexer no código fonte.

Com isso, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos com TI.

Neste tutorial você vai aprender a configurar eventos em elementos de sua loja com o Tag Manager, com isso você poderá rastrear os clicks dos usuários que acessam a sua loja.

Antes de seguirmos é importante que você já tenha o Tag Manager configurado em sua loja, caso não tenha clique aqui e veja como fazer

Vamos começar?

Temos um vídeo explicando passo a passo.

Se preferir, acompanhe o passo a passo abaixo.

  • Entre no site do Google Tag Manager. Caso você não esteja logado no Google ele vai requisitar o login.


  • Acesse o menu de “Variáveis”.


  • Ative a variável “Container ID” e todas as variáveis de “Cliques”


  • Acesse o menu “Acionadores”.

  • Crie um novo acionador.

  • Para ele, selecione “Todos Os Elementos” é ele que você vai usar para gerar todas as suas tags daqui em diante.

  • Salve e dê o nome que desejar.

  • Envie as atualizações clicando em “Enviar” no canto superior direito da tela.

  • Insira o nome que quiser e depois clique em “Publicar” no canto superior direito.

  • Ative o assistente de visualização clicando em "Visualizar” no canto superior direito da tela.

  • Quando sua Página carregar, clique no botão que você quer, logo após no seu sumário deverá contar como última ação o evento “click”.

  • Selecione o click e depois entre na aba “Variables”.

  • Copie o código do botão que você deseja no painel, estes podem ser:

    - Clique Classes
    - Click Element
    - Click Id

    Lembrando que todos devem ser copiados sem as aspas de fora e no caso do “Click Element” você não deve selecionar a primeira palavra antes dos dois pontos (:). excluindo ambos.

  • Crie um acionador do tipo “Todos os elementos” e marque a caixa “Alguns Cliques


  • Cole o código e mude a opção para “É igual a”
    Se for um:

    - Click Classes use Click Classes
    - Click Element use Css Selector
    - Click Id use Click Id

    Depois salve com o nome que desejar clicando no botão do canto superior direito.

  • Na aba “Tags”


  • Crie uma Tag.


  • Na caixa “Configuração da tag” selecione Google Analytics Universal.


  • Para cada campo:

    - Tipo de acompanhamento -> Evento.
    - Categoria -> (O nome que desejar para a categoria do botão).
    - Rótulo -> Clique na caixa à direita e selecione Page Url.


    - Valor -> (Este campo não precisa ser preenchido)
    - Hit que não é interação -> Verdadeiro.
    - Ativar configurações de modificação nessa tag -> Marque essa caixa.
    - Código de acompanhamento -> Selecione Container ID.

  • Depois de feitas as configurações na caixa “Configuração De tag” ela deve se parecer com isso:

  • Agora na caixa “Acionamento”, selecione o acionador do botão que você criou.

  • Salve e dê o nome que desejar.

  • Envie as atualizações clicando em “Enviar” no canto superior direito da tela.

  • Insira o nome que quiser e depois clique em “Publicar” no canto superior direito.


    E pronto!

    O Google Tag Manager vai disparar o evento da tag toda vez que algum usuário clicar no botão configurado. Você pode acompanhar esse evento tanto pelo Google Analytics quanto pelo próprio Google Tag Manager.





Respondeu à sua pergunta?