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O ponto de partida para qualquer estratégia de venda online é identificar quais são as palavras-chave que melhor definem o seu negócio. Mesmo para os lojistas mais antigos, é impossível competir por todas as palavras que correspondem ao negócio.
Para lojistas que são iniciantes, o fato se complica ainda mais. Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca mais prováveis e improváveis que você quer que o seu negócio seja listado nos primeiros resultados do Google, e a partir disso, definir estratégias para alcançar o primeiro lugar nas buscas, além de ver o que é mais rentável para você.
A importância da palavra-chave
Hoje em dia, quando queremos saber ou pesquisar por qualquer coisa na internet, não é a toa que recorremos ao buscador mais famoso do mundo: o Google.
Naquela pequena caixinha retangular, basta colocar as principais palavras da sua dúvida, que a pesquisa é feita numa velocidade surpreendente, com um conjunto de páginas web para visitar e achar o que você procura com facilidade. Na verdade o Google utiliza essas palavras-chave buscadas para identificar quais páginas ou campanhas podem melhor atender sua busca.
Para você que possui uma loja virtual, é importante estar muito atento à pesquisa das palavras a fim de seus produtos irem ao encontro das pessoas e atender o que querem encontrar na internet. Resumindo, você precisa ter conhecimento e identificar quais são os termos mais comuns que as pessoas fazem no seu nicho de atuação, além de conhecer o que o seu concorrente usa, para então você produzir uma estratégia eficiente e ter um bom posicionamento de SEO, um bom posicionamento na sua campanha, entre outras opções.
Mas antes de tudo isso, que tal conhecer a ferramenta que mais pode ajudar você com as palavras-chave do seu negócio?
A ferramenta da ferramenta
O Keyword Planner (conhecido em português como Planejador de Palavras-chave) é uma ferramenta dentro do Google Ads, que por sua vez é uma ferramenta gratuita do Google. Ele permite ajudar a pesquisar palavras-chave mais adequadas para a construção de uma campanha, conteúdo, SEO, etc.
Essa ferramenta é ideal para os lojistas que desejam ver o impacto dos seus produtos, dos acessos no seu site, podendo também saber se o conteúdo que oferecem pode interessar um público grande ou pequeno.
A boa notícia disso tudo, é que existe um processo que você pode seguir para fazer uma excelente escolha de palavras-chave, permitindo atender melhor sua audiência e se posicionar nos primeiros resultado do Google.
Para aprender a mexer no Keyword Planner, clique aqui.
O processo para definir a palavra-chave
Sem dúvida alguma, na hora que um lojista está criando uma campanha no Google Ads, a pergunta que fica é: “Como eu escolho as palavras-chave que vão trazer as pessoas que querem comprar de mim?”. É óbvio que isso é um grande desafio e que não é um processo simples e rápido, ele envolve muito mais do que uma simples busca no Keyword Planner.
Vamos imaginar que você e a sua equipe decidiram criar uma campanha com o objetivo de venda. Na hora que vocês forem decidir quais serão as palavras-chave, vocês precisarão definir palavras que demonstrem a intenção de compra. Caso o contrário, o público que irá ser atingido, será aquele que até tem interesse na loja, nos seus produtos, porém não estão confiantes em comprar ainda.
Exemplo:
Um possível cliente pesquisa por “FIFA 19 PARA PLAYSTATION PREÇO” ou “FIFA 19 PARA PLAYSTATION ONDE COMPRAR”.
Nessa pesquisa, ele já sabe qual é o produto que ele deseja, qual a versão do jogo ele quer, e perceba que ele já está procurando pelo preço.
Se o cliente pesquisa por preço, significa que ele está com altas chances de compra.
Se ele estivesse pesquisado apenas por “FIFA 19”, as opções seriam tanto para PlayStation quanto para XBox, dando a entender que ele está confuso sobre para qual tipo de videogame ele quer comprar.
Quando a pesquisa trazer esse ar de dúvida, raramente você consegue fidelizar um cliente, mas também não significa que não traga alguém. Porém, pode acontecer de você demorar mais tempo para trazer um cliente, do que seu concorrente que colocou palavras que mostrem exatamente o que o cliente quer.
O grande erro que muitos lojistas cometem é acharem que para definir as palavras é só fazer uma pesquisa simples no Keyword Planner, ou só colocar o link da loja, ou só ver as palavras relevantes do nicho de mercado que atua, e colocar a campanha do Google Ads no ar.
Se você está fazendo isso, pare agora!
Quando falamos de palavras-chave, estamos falando do comportamento de compra do usuário. A sua missão é descobrir como ele age na internet, e não as palavras que ele pode vir a usar numa única pesquisa.
Atualmente os clientes fazem inúmeras pesquisas, comparam inúmeras situações, veem as vantagens, antes de enfim chegarem ao ato da compra. Se o lojista pensa apenas nas palavras mais prováveis, ele pode conseguir clicks ou acessos no site, mas a probabilidade de compra é muito baixa.
O erro também é acabar sendo genérico numa situação que pode se ter diversas possibilidades, diversos caminhos possíveis para inúmeros nichos de mercado. Muitas vezes, seu cliente vai pesquisar uma coisa que possui inúmeras possibilidades de compra para seguir, mas não significa que necessariamente ele quer o seu serviço ou o seu produto.
De repente o seu público tem “n” vontades, e basta você ter o conhecimento das vontades dele e de que forma o seu produto atende a vontade dele. Assim você consegue definir as palavras certas para uma campanha, para uma ação de SEO, consequentemente, fazendo ele entrar em ação, e enfim, realizar a compra.
Não esqueça também, que nem sempre a palavra-chave mais pesquisada, vai estar dentro da sua margem de lucro. Você precisa analisar se ela se encaixa nas suas economias e se vai te dar um retorno, se ela será rentável! Às vezes é muito melhor você optar por uma palavra semelhante e mais barata, do que uma que é bastante concorrida pelos seus concorrentes, e consequentemente com lances altos e mais cara.
Competitividade
Quando falamos em estar em primeiro no Google (resultados pagos), pensamos sempre em como a concorrência está agindo no mercado para anunciar o seu produto ou serviço.
Existem diversas formas de você saber quais são as palavras que o seu concorrente usa, mas não necessariamente significa que essas palavras estão convertendo, ou seja, dando resultado.
Você precisa analisar se essa palavra faz sentido para você e se tem haver com o que você está querendo propor na sua estratégia, seja na campanha ou numa ação de SEO. Pode acontecer também de você olhar e parar para pensar: “por que eu não pensei nessa palavra? Ela é super relevante!”.
Vamos ver o jeito mais fácil?
PELO GOOGLE
Essa é a forma mais simples de ver como está o sua concorrência. Você vai pesquisar apenas com as palavras que você já usa normalmente para anunciar, e vai se deparar com inúmeros concorrentes que também estão anunciado com aquela palavra.
Vamos ver o exemplo da câmera GoPro Hero 7:
Se depois de um tempo você fizer uma busca e parar de aparecer, convém você usar uma janela anônima. Basta clicar nos 3 pontinhos na parte superior direita do seu navegador, ou usar o atalho. No caso do Google Chrome, use ctrl+shift+n;
OBS: Caso você navegue na aba anônima, pode acontecer de mudar os anunciantes. Isso acontece porque quando você está logado, o Google possui algumas informações suas de histórico, sobre você, e com isso ele personaliza os anúncios.
Além das palavras que você consegue ver dos seus concorrentes, você consegue ver as pesquisas relacionadas, onde o Google informa “quem pesquisou isso, também pesquisou por isso aqui”. Nisso, você vai analisar quais dessas palavras que o Google te alerta que são mais relevantes para a sua campanha ou ação SEO que você não está utilizando.
Agora que você sabe o básico sobre palavras-chave e todas essas dicas, está na hora de colocar em prática!
Qualquer dúvida que tenha, entre em contato com a equipe da Webstore :)