Assista este vídeo para te ajudar a cadastrar sua loja no Google Webmaster:

 

Caso prefira, leia o artigo a seguir:

O Google Webmaster Tools (Search Console) fornece relatórios detalhados sobre a visibilidade do seu website no Google. Os robôs dos motores de busca informam se o seu website está sendo visitado ao analisar e gravar o conteúdo do seu projeto online.

Se cadastrar no Webmaster e subir um Sitemap (mapa do site) é uma das principais formas de informar ao Google a existência do seu site. Uma dica é: quanto mais ferramentas do Google a sua loja tiver integrada, mais informações, dados e relatórios de como está o desenvolvimento do seu site você terá.

Para utilizar essa ferramenta, deve-se acessar o Google Webmaster Tools e clicar no link Fazer o login como mostra a imagem abaixo, e fazer login com a sua conta do Google. Se você ainda não tiver uma, basta fazer um cadastro.

Assim que você executar o seu login, você vai precisar adicionar a sua loja e verificar a sua prioridade. Você tem a opção de adicionar o seu domínio ou a URL do seu site, conforme a imagem:

 

Quando clicar em “Continuar”, a plataforma vai dar as opções de códigos para verificar o seu Meta Site Verification, ou seja, o seu domínio. Temos um tutorial que pode te ajudar melhor com isso, basta clicar aqui.

Você irá gerar um Sitemap. Para aprender a gerar um, clique aqui.

 

Agora, você irá precisar colocar o seu Sitemap no Google Webmaster. Para isso siga os passos a seguir:

Passo 1

  • Primeiro você precisará pegar a URL do seu Sitemap que foi enviado no Painel de controle da Webstore. Acesse o menu “Marketing” > “Otimização”;

 

Passo 2

  • Na área do Sitemap, irá existir uma URL embaixo do nome do arquivo. Copie apenas o código depois do seu domínio, conforme imagem a seguir:

Passo 3

  • Quando você estiver com tudo feito e copiado, vá no Painel de Controle do Webmaster, direcione os olhos para o menu “Índice”, e clique na opção “Sitemaps”;

 

Passo 4

  • No campo ao lado do domínio, cole o código que você copiou no painel da Webstore;

 

Passo 5

  • Clique em “Enviar”;

Com isso, o Google tem mais chances de ver que o site “existe”, e tem mais chances de aparecer nas páginas de buscas.

Encontrou sua resposta?