O serviço de Avaliações do Consumidor do Google permite que seus clientes façam avaliações da experiência de compra em sua loja pela suas contas do Google. Após o pedido ser finalizado, um e-mail é enviado para o cliente relatar sua experiência.
Para utilizar o serviço, primeiro é necessário ter um cadastro no Merchant Center do Google.
Caso ainda não tem um cadastro no Google Merchant Center, clique aqui.
Durante o cadastro talvez o Google lhe solicite a validação e reivindicação do seu domínio, confira nosso manual validando e reivindicando o domínio da loja no Google caso tenha maiores dúvidas.
Ativando o serviço de Avaliação do Consumidor e adquirindo o ID do Consumidor no painel de controle do Google Merchant Center
Para ativar o serviço de avaliação, assista o nosso vídeo tutorial a seguir:
Caso prefira, siga os passo abaixo:
Passo 1
No seu painel do Merchant Center, você estará no menu de Visão Geral. Vá para o menu principal do lado esquerdo, e clique em “Crescimento”;
Aparecerão mais três sub-tópicos. Selecione o tópico “Gerenciar Programas”;
Selecione o botão “Participar” do serviço de Avaliação do Consumidor conforme imagem:
Marque as opções para concordar com o contrato do Google e após isso clique em “Salvar e Continuar”;
Copie o ID do comerciante que é exibido na página inicial do painel do Google Merchant center na parte superior esquerda;
Passo 2
Vá para o seu painel de controle da Webstore, acesse o menu “Aplicativos”;
Busque por "Google" e procure Avaliações do Consumidor e clique em “Configurar”;
No campo “Id do Comerciante” insira o código que você adquiriu no painel do Google Merchant Center, e depois clique em “Salvar”;
Pronto, feito isso o serviço estará ativo na loja virtual.
Como de imediato o Google não terá avaliações da loja será exibido um selo como o abaixo no rodapé da loja.
Atenção!
O Google exibirá seu selo com o dizer "Nenhuma classificação disponível" até que sua loja tenha um número mínimo determinado por eles. Realmente podem levar meses para as avaliações começarem a surgir dependendo do fluxo da loja.
Para mais informações sobre o por que suas avaliações não aparecem no seu selo, contate o suporte do Google em sua conta do Merchant Center.
Normalmente, sua loja precisa ter pelo menos 150 avaliações no último ano para que a sua classificação de vendedor apareça no selo.