Para começar a criar anúncios no Facebook, precisa aprender a criar um catálogo de produtos e enviá-lo ao Gerenciador de Negócios, e depois criar seus anúncios.

Vamos ao passo a passo:

CRIANDO UM CATÁLOGO DE PRODUTOS

Passo 1

  • Você precisa criar o feed de dados no Google, ou seja, o link do arquivo XML com a sua lista de produtos.

  • No seu painel de controle da Webstore, acesse o menu “Aplicativos”;

  • Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;

  • Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;

Passo 2

  • Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto.

  • É necessário que você configure os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;

Categorização por categorias: escolha os departamentos da sua loja

Categorização por produto : usar o nome ou o código SKU do produto

  • Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;

Passo 3

  • Volte para a página inicial do “Google Shopping” e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.

  • Dessa forma, será gerado a URL do Feed XML;

OBS: O tempo para atualizar dependendo da quantidade de produtos, varia e pode levar umas 12 horas ou um pouco a mais às vezes. Caso não clique para atualizar o sistema fará de forma automática, de 7 em 7 dias.

IMPORTANDO O CATÁLOGO NO FACEBOOK

Para seguir este passo a passo é necessário que você tenha criado uma página de sua loja no Facebook, caso não tenha, clique no botão abaixo e crie a sua página.

Agora que você já tem os produtos em mãos e uma página no Facebook, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, que já vai estar logado na sua conta.

Passo 1

Pode ser que o layout da sua tela esteja diferente das imagens abaixo, o importante é você conseguir encontrar a opção “Gerenciador de Catálogos”.

1ª opção de layout da tela:

  • Clique no menu no canto esquerdo "Mais Ferramentas";

  • Depois, clique em "Gerenciador de Eventos";

  • No menu do lado esquerdo, acesse o ícone de menu burguer, e clique na opção “Gerenciador de Catálogos”;

2ª opção do layout da tela:

  • Acesse o menu “Mais ferramentas” > “Configuração de Página”;

  • No canto superior esquerdo da tela clique em “Páginas” e rolando a barra encontre a opção “Gerenciador de Catálogos” e clique nela;.

Passo 2

  • Clique em "Começar";

  • Escolha a opção "Criar um catálogo" e clique em "Começar" mais abaixo;

Passo 3

  • Selecione o tipo de catálogo como "Comércio eletrônico", e clique em "Avançar";

Passo 4

  • Neste momento você irá definir as configurações;

  • Escolha a opção "Carregar informações dos produtos";

  • Defina o proprietário (caso você tenha mais de uma conta empresarial criada no Facebook;

  • Defina o nome do catálogo para identificação;

  • Clique em "Criar";

Passo 5

  • Clique em "Ver catálogo";

Passo 6

  • No canto superior direito, clique em "Adicionar itens";

Passo 7

  • Selecione a opção "Usar o carregamento em massa", e depois clique em "Avançar";

Passo 8

  • Selecione a opção "Feed programado", e depois em "Avançar";

Passo 9

  • Copie a URL lá no Aplicativo do Google Merchant do painel da loja, e cole no campo disponível;

  • Depois clique em "Avançar";

Passo 10

  • Selecione o período que esse feed será atualizado, e um horário de acordo com o fuso da sua cidade;

  • Depois, clique em "Avançar";

Passo 11

  • Defina um nome para essa fonte de dados para serem encontradas depois, caso necessário;

  • Defina o Real como sua moeda;

  • Clique em "Enviar";

Passo 12

  • Aguarde o carregamento dos seus produtos;

Pronto!

Agora você tem seus produtos importados na sua loja no Facebook!

Observação

  • Para retirar um produto do catálogo do Facebook você pode excluir pelo próprio Facebook ou através do painel do Google Merchant. Esse processo não exclui o produto de sua loja.

Encontrou sua resposta?