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Como ter uma loja no Instagram
Como ter uma loja no Instagram

Aprenda a ter uma loja no Instagram do zero!

Thiago da Webstore avatar
Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de uma semana

 

Não é novidade de que o Instagram tomou conta das nossas vidas, e lançou uma nova forma de entrelaçar com o seu e-commerce: o Instagram Shopping, tornando o seu perfil em uma máquina de vendas.

Segundo o próprio Instagram, antes da novidade, a maioria das compras levavam um ou mais dias para serem finalizadas, e somente 21% das compras eram feitas na hora. Agora, a ideia é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra seja tão rápido quanto em um e-commerce.

O QUE É O INSTAGRAM SHOPPING?

Em 2016, grandes empresas testaram essa nova função, porém apenas no primeiro semestre de 2018 chegou aos usuários brasileiros.

Resumindo, as publicações poderão ter links diretos para os produtos específicos em seu site.

Para aqueles que têm a função liberada, funcionará dessa maneira:

  • cada publicação terá um ícone “Ver Produtos” no canto inferior esquerdo das fotos;

  • Ao mesmo tempo, aparecerá as marcações de qual produtos a página está anunciando;

  • ao tocar na tela, informações básicas sobre os produtos serão exibidas. O lojista pode demonstrar até cinco produtos por foto e até nove por carrossel (sequência de fotos);

 

  • Quando a marcação for selecionada, uma nova aba será exibida. Nela, será possível ver informações importantes do produto vendido, tudo sem ter que sair do aplicativo;

  • se o consumidor tocar no link “Ver na Loja”, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

O Brasil é o terceiro no ranking de mais usuários do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia. O país conta com 69 milhões de usuários atualmente, praticamente o dobro do que tinha em 2017, sem contar que 2020 mal começou!

Você não acha que esta já não seria uma boa vantagem para começar a usar o Instagram na sua estratégia de negócios?

Não ficou convencido ainda? A seguir ter alguns incentivos e benefícios do Instagram Shopping:

Simplifica o processo de compra:

 

Os usuários da rede social, além de conhecer novos produtos através de publicações ou stories das marcas e lojas, podem saber o preço e saber onde comprar com apenas um clique, sem sair da plataforma.

Gerar tráfego:

 

As tags feitas pelo Instagram Shopping irá direcionar o usuários automaticamente para o site do lojista. Mesmo que o consumidor termine a navegação decidindo não comprar o produto, pelo menos ele terá visitado seu site e sabendo da sua existência.

Aumentar suas vendas:

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Comunica, aproximadamente 44% dos entrevistados acham que o Instagram Shopping é uma excelente maneira de fazer comprar na internet, simplesmente por ser rápido e fácil.

 

Posicionamento:

 

O Instagram consegue te ajudar com o posicionamento PMO (Social Media Optimization), que se refere a todas as ações realizadas em várias mídias sociais, como blogs, fóruns, redes sociais, entre outros.

Vitrine digital:

 

Através do Instagram, centenas de usuários podem conhecer sua marca, sendo uma excelente vitrine dos seus produtos.

Cria confiança:

Todo mundo gosta de compartilhar sua experiência de compra nas redes sociais, e se foi satisfatória, não hesitamos em compartilhar nossos sentimentos sobre o produto com nossos seguidores.

Dessa forma, acaba gerando uma publicidade gratuita, sendo assim, a melhor arma para atrair potenciais clientes.

Publicidade não intrusiva:

O Instagram Shopping acaba sendo uma ferramenta de publicidade.

 O jeito que você induz o processo de compra não é abusivo e obrigatório, já que quem decide é o usuário, decidindo se quer saber mais informações sobre o produto que ele está vendo no feed.

Influencers são tudo de bom:

O número de influencers no Instagram aumenta numa velocidade impressionante. Portanto, uma parceria com perfis de pessoas conhecidas por um número razoável de pessoas pode ser uma ótima oportunidade de divulgar sua marca pelo mundo!

COMO COLOCAR MEUS PRODUTOS NOS MEUS POSTS NO INSTAGRAM SHOPPING?

Para começar a marcar seus produtos no Instagram, precisa aprender a criar um catálogo de produtos, enviá-lo ao Facebook, ativar o Instagram Shopping em sua conta, e depois marcar os produtos nas publicações.

 

Caso prefira, assista o vídeo a seguir:

Se não, vamos ao passo a passo:

CRIANDO UM CATÁLOGO DE PRODUTOS

Para começar, você terá de criar o feed de dados no Google, ou seja, o link do arquivo XML com a sua lista de produtos.

Para isso, siga o Passo 3 do manual CONFIGURANDO O GOOGLE MERCHANT / SHOPPING EM SUA LOJA abaixo:

  • No seu painel de controle da Webstore, acesse o menu “Aplicativos”;

  • Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;

 

  • Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;

  • Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto ou Produto. Perceba que existe uma seção mostrando os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;

Categorização por categorias (departamentos)

Categorização por produto (usar o nome ou o código SKU do produto)

  • Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;

  • Volte para a outra página e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.

  • Dessa forma, será gerado a URL do Feed (TXT) ou (XML);

IMPORTANDO O CATÁLOGO NO FACEBOOK

Agora que você já tem os produtos em mãos e uma página no Facebook, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, que já vai estar logado na sua conta.

Passo 1

  • Clique no menu no canto esquerdo "Mais Ferramentas";

  • Depois, clique em "Gerenciador de Eventos";

Passo 2

  • No menu do lado esquerdo, acesse o ícone de menu burguer, e clique na opção “Gerenciador de Catálogos”;

Passo 3

  • Clique em "Começar";

  • Escolha a opção "Criar um catálogo" e clique em "Começar" mais abaixo;

Passo 4

  • Selecione o tipo de catálogo como "Comércio eletrônico", e clique em "Avançar";

Passo 5

  • Neste momento você irá definir as configurações;

  • Escolha a opção "Carregar informações dos produtos";

  • Defina o proprietário (caso você tenha mais de uma conta empresarial criada no Facebook;

  • Defina o nome do catálogo para identificação;

  • Clique em "Criar";

Passo 6

  • Clique em "Ver catálogo";

Passo 7

  • No canto superior direito, clique em "Adicionar itens";

Passo 8

  • Selecione a opção "Usar o carregamento em massa", e depois clique em "Avançar";

Passo 9

  • Selecione a opção "Feed programado", e depois em "Avançar";

Passo 10

  • Copie a URL lá no Aplicativo do Google Merchant do painel da loja, e cole no campo disponível;

  • Depois clique em "Avançar";

Passo 11

  • Selecione o período que esse feed será atualizado, e um horário de acordo com o fuso da sua cidade;

  • Depois, clique em "Avançar";

Passo 12

  • Defina um nome para essa fonte de dados para serem encontradas depois, caso necessário;

  • Defina o Real como sua moeda;

  • Clique em "Enviar";

Passo 13

  • Aguarde o carregamento dos seus produtos;

HABILITANDO O SHOPPING NO INSTAGRAM

Para conseguir marcar os produtos, sua conta no Instagram precisa ser comercial.

Caso ainda não seja, você consegue modificar facilmente, acessando o manual feito pelo próprio Instagram, clicando aqui.

Passo 1

  • No Instagram, acesse o menu no canto superior direito, e clique em “Configurações”;

 

Passo 2

  • Clique em “Empresa” ou “Business”;

 

Passo 3

  • Em seguida, clique em “Cadastre-se para comprar” ou “Sign up for Shopping”, que vai estar destacado em azul, e siga os passos para liberar a funcionalidade.

OBSERVAÇÃO ❗

A liberação do Instagram Shopping em sua conta pode demorar algumas horas ou alguns dias. Essa liberação depende diretamente da equipe do Instagram.

Passo 4

  • Com a funcionalidade liberada, clique para adicionar uma nova foto, e faça as edições que considerar necessárias.

Passo 5

  • Na última etapa, selecione a opção Marcar produtos, e depois clique sobre a imagem para escolher onde a tag aparecerá (funciona de forma parecida com a função que você marca pessoas em suas fotos).

 

Passo 6

  • Provavelmente, não aparecerá imediatamente seu catálogo. Clique em Conectar um catálogo para continuar.

Passo 7

  • Selecione na lista o catálogo que você acabou de criar e clique na seta para voltar.

Passo 8

  • Logo em seguida, você verá a lista de produtos em seu catálogo. Os produtos poderão aparecer como Em análise ou o exibir o preço. Mesmo que estejam Em análise você pode marcá-lo na foto.

E pronto, o produto estará com a tag do Instagram Shopping e seus clientes poderão seguir para sua loja e completar o pedido!

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