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Como criar uma campanha no Facebook e no Instagram
Como criar uma campanha no Facebook e no Instagram

Aprenda a criar uma campanha dentro do Gerenciador de Anúncios para o Facebook e o Instagram!

Thiago da Webstore avatar
Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de uma semana

Quando você assiste a um vídeo no YouTube, ele começa com um anúncio. Você não tem dúvidas de que aquilo é uma propaganda, e por incrível que pareça, funciona!

O Facebook é a maior rede social com número de usuários e acessos, sendo assim o principal motor de estratégias social media.

Você tem duas formas de usar os seus posts para atingir o seu público-alvo:

  1. ALCANCE ORGÂNICO

    Isso significa que quem visualiza a sua publicação, é porque são seus fãs/seguidores da sua página e o post apareceu no feed de notícias deles, e de alguma forma, já interagiram com você;

  1. PUBLICIDADE

    Ou seja, criando anúncios pagos no Facebook Ads para atingir o seu público de interesse de acordo com os requisitos e seu plano de marketing digital.

O Facebook Ads vai te conectar diretamente com todas as pessoas que você quer atingir, sendo mais objetivo do que um alcance orgânico, que chega somente para algumas pessoas dos seus seguidores.

Para aprender a impulsionar seus posts no Facebook, clique aqui.

BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA CAMPANHA PARA O FACEBOOK

De forma resumida, o Facebook Ads é uma ferramenta do Facebook a qual você consegue promover a sua página do Facebook, Site, Evento ou App, e assim, são criados anúncios de texto, imagem, vídeo, que aparecem no feed de notícias dos usuários, e você só paga pelas visualizações ou pela taxa de cliques recebidos.

Você também consegue segmentar o seu público de forma adequada e específica com a audiência que você quer atingir, tudo em função de um orçamento que você definiu.

Abaixo listamos 8 vantagens de criar uma campanha:

  • Oportunidade de interagir com milhões de usuários diariamente;

  • Vários níveis de segmentação para chegar ao cliente ideal;

  • Capacidade de viralização;

  • Atinge a audiência que não vê publicações orgânicas;

  • Flexibilidade de personalização de anúncios;

  • Aumento de tráfego com baixo custo;

  • Mensuração automática do rendimento dos anúncios;

  • Torna possível Pequenas Empresas conseguirem resultados eficientes com baixo orçamento!

No Instagram, você consegue fazer a mesma coisa. Os usuários que estão navegando em seus feeds, querem ver fotos bonitas, chamativas, viagens, comidas saborosas, produtos que chamem o seu interesse, entre muitas outras imagens, e provavelmente, você como usuário, já viu um post ou um story com a tarja “Patrocinado” (em inglês, “Sponsored”) de um perfil que você não segue.

Esses posts se popularizaram entre os profissionais de marketing como Instagram Ads, e há 2 formas de você divulgar seus posts, IMPULSIONANDO ou CRIANDO UMA CAMPANHA no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Para aprender a impulsionar seus posts no Instagram, clique aqui.

BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA CAMPANHA PARA O INSTAGRAM

1. INFLUÊNCIA

O Instagram é uma rede muito forte quando se trata em influenciar consumidores.
Segundo um estudo conduzido pelo Instagram, foi revelado que 60% dos usuários descobrem produtos e serviços com o app, e 75% visitam sites, pesquisam sobre mais produtos ou marcam um amigo num post.
Isso revela que os anúncios não só consegue engajar e influenciar os usuários a realizar uma ação, como também são entregues para o seu cliente potencial.
E isso tem tudo a ver com a segunda razão.

2. SEGMENTAÇÃO

Como os anúncios para o Instagram são feitos pelo Gerenciador de Anúncios, o Facebook possui uma rede de dados que foram coletados ao longos dos anos sobre cada usuário e que são utilizados no momento de anunciar.
Na hora de criar a campanha, você consegue segmentar o seu público, seja em localização, idade, sexo, interesses, comportamento, além de poder segmentar para aqueles que já interagiram ou comprar de você.
Com uma segmentação bem feita, você aproveita melhor o valor investido na campanha, aumentando as chances de ter um ROI (retorno sobre investimento) significativo.

3. AUDIÊNCIA

Segundo o artigo publicado em 2018 da IBM, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos!
O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Cada vez mais empresas tem estendido seu comércio/serviço para o Instagram, podendo estar mais perto do seu público.

4. DESTAQUE VISUAL

Como o Instagram tem os recursos de imagem e vídeo como elementos principais de atração, essa é a chave certa para chamar a atenção do seu público e despertar a execução da ação.

CRIANDO ANÚNCIOS NO GERENCIADOR DE ANÚNCIOS

Antes de começar, você deve ter uma página no Facebook e uma conta do Instagram que queira veicular os anúncios.

Se você tiver uma conta do Instagram:

Se você não tiver uma conta do Instagram:

Será preciso usar a Página do Facebook da sua empresa como a voz dos seus anúncios do Instagram. Você precisa ter uma Página do Facebook para veicular anúncios no Instagram. Saiba como criar uma Página para sua empresa.

Você pode criar anúncios do Instagram usando dois fluxos de criação no Gerenciador de Anúncios. Use a criação guiada se você preferir mais orientações, ou a criação rápida se for um usuário mais avançado. Você criará anúncios do Instagram da mesma maneira que cria anúncios do Facebook, tudo que precisa fazer depois de criar o anúncio é verificar se selecionou “Instagram” na seção Prévia do anúncio.

Assista o vídeo a seguir para aprender a criar sua campanha:

Caso prefira, siga os passos abaixo:

Passo 1

Passo 2

  • Clique no botão verde “Criar”;

Passo 3

  • O Facebook irá te disponibilizar objetivos da campanha, onde todas possuem um pequeno resumo do que será feito. Selecione a que mais faz sentido para o seu objetivo de marketing, e clique em “Continuar” mais abaixo;

Passo 4

  • Defina um nome para a sua campanha;

  • Se sua campanha é sobre crédito, emprego ou moradia, habilite a opção de “Categoria de anúncio especial”. Se não for, pode deixar desabilitado;

  • Na seção de “Detalhes da Campanha”, dependendo do seu objetivo escolhido, o Facebook já define o “Tipo de Compra”. Você consegue também definir um valor máximo de gastos com esta campanha, que é opcional;

  • O Facebook também te dá a opção de criar testes A/B, onde você consegue testar qual o tipo de campanha que trará uma maior conversão da ação para você;

  • Depois, passa a definir o orçamento da campanha, podendo ser um orçamento diário ou vitalício em dólares. Também consegue definir a estratégia de lances da campanha, de acordo com o seu objetivo;

  • Chegando ao fim desta página, clique em “Avançar”, no canto inferior direito;

Passo 5

  • A partir de agora, você passa a definir o conjunto de anúncios;

  • Defina um nome para esse conjunto, de acordo com o seu objetivo;

  • De acordo com o seu objetivo, o Facebook irá pedir o local de direcionamento da ação. Por exemplo: se seu objetivo for tráfego, o Gerenciador de Anúncios pede para você definir para onde o público será direcionado;

  • Você tem a opção de criar um “Criativo Dinâmico”, onde você pode fornecer elementos criativos, como imagens e títulos, que serão usados para gerar automaticamente variações para o seu público;

  • Você também consegue habilitar a opção “Oferta”, onde você cria um anúncio de promoção para o seu público em uma página que você tenha no Facebook;

  • Em seguida, você irá definir um período para essa campanha, e também consegue definir um limite de gastos;

  • Em seguida você irá definir o seu público, de acordo com a região, idade, gêneros, etc. Você também pode salvar este público para futuras campanhas, ou usar públicos salvos;

  • Por último nesta página, você terá os posicionamentos recomendados e a otimização, que também são recomendadas. Você consegue alterar caso seja um profissional de marketing;

  • Com isso, basta clicar em “Avançar”, no canto inferior direito;

Passo 6

  • Neste momento, você irá começar a criar o seu anúncio;

  • No campo “Identidade”, você de vincular a página do Facebook caso você esteja fazendo uma campanha só para Facebook. Agora, se você está fazendo uma campanha só para Instagram, você deve colocar a Conta do Instagram que estiver vinculada. Se for uma campanha simultânea para ambas as redes, coloque ambas as contas;

  • Quando tudo estiver pronto, clique em “Publicar”, no canto inferior direito;

  • Configure a sua conta, definindo o país, moeda e fuso horário, e clique em “Continuar”;

  • Insira o seu CPF/CNPJ e clique em “Continuar”;

  • Insira suas informações de Endereço, de clique em “Continuar”;

  • Selecione uma forma de pagamento da sua campanha, e clique em “Continuar”;

  • Finalize as solicitações do Facebook para a forma de pagamento.

E pronto, você acaba de criar uma campanha para o Facebook e para o Instagram!

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