Passar para o conteúdo principal

Configurando eventos no Google Tag Manager

Crie eventos em elementos de sua loja, com isso você poderá rastrear os clicks dos usuários que acessam a sua loja

Thiago da Webstore avatar
Escrito por Thiago da Webstore
Atualizado há mais de 3 anos

O Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, ao ser configurada em seu site permite a instalação de diversos serviços sem precisar mexer no código fonte.

Com isso, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos com TI.

Neste tutorial você vai aprender a configurar eventos em elementos de sua loja com o Tag Manager, com isso você poderá rastrear os clicks dos usuários que acessam a sua loja.

Antes de seguirmos é importante que você já tenha o Tag Manager configurado em sua loja, caso não tenha clique aqui e veja como fazer

Vamos começar?

Temos um vídeo explicando passo a passo.

Se preferir, acompanhe o passo a passo abaixo.

  • Entre no site do Google Tag Manager. Caso você não esteja logado no Google ele vai requisitar o login.


  • Acesse o menu de “Variáveis”.


  • Ative a variável “Container ID” e todas as variáveis de “Cliques”


  • Acesse o menu “Acionadores”.

  • Crie um novo acionador.

  • Para ele, selecione “Todos Os Elementos” é ele que você vai usar para gerar todas as suas tags daqui em diante.

  • Salve e dê o nome que desejar.

  • Envie as atualizações clicando em “Enviar” no canto superior direito da tela.

  • Insira o nome que quiser e depois clique em “Publicar” no canto superior direito.

  • Ative o assistente de visualização clicando em "Visualizar” no canto superior direito da tela.

  • Quando sua Página carregar, clique no botão que você quer, logo após no seu sumário deverá contar como última ação o evento “click”.

  • Selecione o click e depois entre na aba “Variables”.

  • Copie o código do botão que você deseja no painel, estes podem ser:

    - Clique Classes
    - Click Element
    - Click Id

    Lembrando que todos devem ser copiados sem as aspas de fora e no caso do “Click Element” você não deve selecionar a primeira palavra antes dos dois pontos (:). excluindo ambos.

  • Crie um acionador do tipo “Todos os elementos” e marque a caixa “Alguns Cliques


  • Cole o código e mude a opção para “É igual a”
    Se for um:

    - Click Classes use Click Classes
    - Click Element use Css Selector
    - Click Id use Click Id

    Depois salve com o nome que desejar clicando no botão do canto superior direito.

  • Na aba “Tags”


  • Crie uma Tag.


  • Na caixa “Configuração da tag” selecione Google Analytics Universal.


  • Para cada campo:

    - Tipo de acompanhamento -> Evento.
    - Categoria -> (O nome que desejar para a categoria do botão).
    - Rótulo -> Clique na caixa à direita e selecione Page Url.


    - Valor -> (Este campo não precisa ser preenchido)
    - Hit que não é interação -> Verdadeiro.
    - Ativar configurações de modificação nessa tag -> Marque essa caixa.
    - Código de acompanhamento -> Selecione Container ID.

  • Depois de feitas as configurações na caixa “Configuração De tag” ela deve se parecer com isso:

  • Agora na caixa “Acionamento”, selecione o acionador do botão que você criou.

  • Salve e dê o nome que desejar.

  • Envie as atualizações clicando em “Enviar” no canto superior direito da tela.

  • Insira o nome que quiser e depois clique em “Publicar” no canto superior direito.


    E pronto!

    O Google Tag Manager vai disparar o evento da tag toda vez que algum usuário clicar no botão configurado. Você pode acompanhar esse evento tanto pelo Google Analytics quanto pelo próprio Google Tag Manager.





Respondeu à sua pergunta?